Ao grupo g7 + foi concedido oficialmente a categoria de Observador Associado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no dia 17 de julho de 2021 em Luanda, Angola. A resolução foi aprovada durante a XIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo dos países membros da CPLP realizada em Luanda, Angola.

O g7 + está entre outros 13 países e organizações a saber, Canadá, Cote d'Ivoire, Índia, Helénica, Peru, Qatar, Romênia, Espanha, Estados Unidos da América, Conferência Ibero-americana e EPLO, que receberam a categoria de Observador Associado.

Este é um marco importante para o g7 + no seu discurso pela defesa de políticas públicas. O grupo g7 + pode beneficiar da experiência dos membros da CPLP na consolidação da paz e estabilidade. Adicionalmente, constitui uma oportunidade de cooperação entre a CPLP e o g7 + em áreas de interesse comum, incluindo a promoção e divulgação da língua portuguesa.

A Cimeira foi concluída com a Declaração de Luanda que traça o lema “Construir e Fortalecer um Futuro Comum e Sustentável” em que os países da CPLP se comprometeram a promover o diálogo político e diplomático, a cooperação e a facilitar a partilha de experiências.

A declaração destacou ainda o apoio da CPLP à aceleração da vacinação e reafirmou o compromisso com a recuperação da economia pós-pandémica.

FIM.

Para mais informações, contactar:

Helche Silvester, g7+ Oficial de Comunicação e Media,

T: +670 78477323,

E: helche.silvester@g7plus.org

www.g7plus.org

Attachment
PRESS RELEASE - CPLP -FINAL VERSION TO BE RELEASED_ tradução para português .pdf 177KB

Related Post

The g7+ officially participated in the 76th United Nations General Assembly as Observer.
Courtesy visit of g7 + to the Executive Secretary of the Community of Portuguese-speaking Countries
PRESS RELEASE : The g7+ obtained Associated Observer category at the CPLP Summit
Press Statement of the Peacebuilding Commission on Institution-Building